Miguel Chaves
Doutorado em Sociologia, especialidade de Sociologia da Cultura (2007), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), é licenciado em Sociologia pela mesma instituição e detém o grau de mestre em Ciências Sociais, especialidade da Cultura e Mudança Social, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa).
É professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA) e investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), no qual coordena o Grupo de Trabalho "Cidadania, Trabalho e Tecnologia". Enquanto investigador dedicou parte do seu percurso ao estudo da exclusão social, do desvio e da marginalidade, tendo produzido vários textos sobre estas matérias, dos quais se destaca o livro "Casal Ventoso: da Gandaia ao Narcotráfico". Actualmente desenvolve e coordena estudos centrados na inserção profissional de diplomados do ensino superior, tendo realizado a sua tese de Doutoramento sobre estas matérias. A referida tese encontra-se publicada pela Imprensa de Ciências Sociais com o título "Confrontos com o trabalho entre jovens advogados: as Novas Configurações da Inserção Profissional".
Tem como principais domínios científicos de interesse a Sociologia do Trabalho, a Sociologia da Cultura, a Sociologia da Juventude, a Sociologia Urbana e a Sociologia do Desvio, especificamente a Inserção Profissional, a Juventude e Transição para a Vida Adulta, Trabalho, Estilos de Vida e Consumo.
Contato: miguel.chaves@fcsh.unl.pt
TORNANDO PROFISSÕES DE SONHO REALIDADE
Transições para novos mundos profissionais atrativos aos jovens